É certo que as pessoas se perguntam como fazer um planejamento estratégico de marketing digital antes de qualquer outra ação de divulgação online, mas é verdade também que esse percentual ainda é muito pequeno quando se fala de divulgação de pequenas e médias empresas.

A maioria delas se lança no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento estratégico e os resultados são desastrosos.

O processo de elaboração de um plano de marketing digital é visto por muita gente como uma etapa tediosa e muito teórica e por isso muitas vezes ignorado ou relegado a um segundo plano.

Concordamos que a etapa operacional é bem mais instigante e desafiadora, mas sem um planejamento estratégico em marketing digital, você estará navegando às escuras.

Defina seus objetivos

Uma recomendação fundamental para quem deseja saber como elaborar um planejamento estratégico de marketing digital: Antes de tudo, defina muito claramente seus objetivos. Ao traçar um objetivo você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.

Outro ponto de orientação importante são as metas a serem alcançadas, para que possamos definir as métricas aplicáveis. Estabelecer prazos de execução também é essencial, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, a questão do tempo pode facilmente fugir do controle.

Conheça o seu público alvo

Uma das etapas mais críticas para quem vai criar um plano de marketing digital, são ações de pesquisa das características do público alvo. Atualmente temos diversas ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é o perfil de visitantes de um determinado site. Com base nesta análise podemos traçar o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido.

Defina os canais

As operações para divulgação de uma marca na Internet são muitas. É necessário logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir. A variedade de canais não implica na obrigação de usá-los todos.

Defina aonde você quer chegar, estabeleça metas e não se esqueça de planejar quem de sua equipe será responsável por cada uma das tarefas planejadas.

Entre em contato e saiba mais sobre plano estratégico para a sua empresa

Entre em contato

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.